Santos Dumont

Alberto Santos Dumont, inventor brasileiro, nascido na Fazenda Cabangú, Palmira, atual Santos Dumont, em Minas Gerais em 20 de julho de 1873 e falecido no Guarujá, São Paulo em 23 de julho de 1932, após ver São Paulo ser bombardeada por aviões na revolução de 1932.

Famoso por inventar o 14 bis.

 

Autor: Lucas Fonseca de Carvalho

Construída no antigo morro do Encanto em 1918. Foi em 18 de abril que efetuou a compra do terreno. Foi desenhada e planejada por Alberto Santos Dumont com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras para servir de residência de verão; e devido a sua localização foi carinhosamente apelidada de “A Encantada”.

 

A Encantada revela muito da personalidade de Santos Dumont. Uma ampla sala servia-lhe ao mesmo tempo, de biblioteca, escritório; no pavimento inferior, sua oficina e laboratório, na parte de cima, banheiro e quarto de dormir. No terraço, encravado na cobertuura de folhas de flandres, o observatório onde passava horas observando os astros. O prédio é um chalé do tipo alpino francês.

Autor: Lucas Fonseca de Carvalho

Uma curiosidade da casa é que não tinha cozinha e todas as refeições vinham do Palace Hotel, atual prédio da Universidade Católica de Petrópolis, junto ao Relógio de Flores.

 

Chama a atenção do visitante a escada recortada em forma de raquete, o que obriga o mesmo a sempre começá-la com o pé direito.

 

Foi lá que escreveu seu segundo livro , o auto biográfico " O que eu vi. O que nós veremos."

 

Seus sobrinhos e únicos herdeiros resolvem então doar a "Encantada" à Prefeitura de Petrópolis, para que nela fosse instalada uma instituição que perpetuasse a memória do inventor.

Fonte: Site da Prefeitura de Petrópolis